Saúde recebe 1.040 doses da vacina pentavalente

A principal orientação é para que os pais e responsáveis pelas crianças liguem nas UBSs para agendar o horário da aplicação e assim evitem a formação de filas.

Hospital Infantil/ Waldemar Monastier

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) deu início à distribuição de 1.040 doses da vacina pentavalente às unidades básicas de saúde. A vacinação estará disponível a população a partir desta terça-feira (28). A principal orientação é para que os pais e responsáveis pelas crianças liguem nas UBSs para agendar o horário da aplicação e assim evitem a formação de filas.

O Diretor da Atenção Básica, Ricardo Lacerda, também explicou a importância da adoção das medidas sanitárias para prevenção do Coronavírus. “Além do agendamento, que evita a aglomeração, é fundamental que vá somente um adulto com a criança e que este faça uso de máscara”, acrescentou. É importante ressaltar que bebês e crianças menores de 2 anos não são obrigadas a usar máscaras. Eles têm vias aéreas menores e respirar por meio de uma máscara pode ser mais difícil e aumentar o risco de asfixia.

A orientação da SMSA é fundamental, uma vez que a vacina estava em falta há mais de um mês. A nova remessa foi entregue na última sexta-feira (25) pela 9ª Regional de Saúde. “A pentavalente faz parte do Calendário Básico de Vacinação do Ministério da Saúde, mas que desde o ano passado vem acontecendo um desabastecimento nacional em virtude da reprovação de lotes em testes de qualidade”, completou. O Brasil compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país.

Pentavalente

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria hemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Os telefones das unidades de saúde estão disponíveis AQUI

Assessoria

Sair da versão mobile