Prefeitura adquire 20 mil testes para a COVID-19

A Prefeitura de Foz do Iguaçu esta adquirindo insumos para realização de 20 mil exames para detectar a COVID-19. Os testes serão realizados através de uma parceria entre o município e a Universidade Federal de Interação Latino-Americana (Unila). Será possível executar até 200 testes por dia, com resultados em até três horas. O investimento nos insumos foi de R$ 700 mil e o município receberá 2 mil kits por semana.

Esta nova medida integra a terceira fase do Plano de Contenção da Covid 19, que será divulgado amanha (17) pela Secretaria de Saúde. O plano prevê a testagem de todos os sintomáticos gripais com isolamento dos suspeitos e a internação dos pacientes com resultados positivos leves em leitos de hotéis.

Os novos exames serão realizados no Laboratório Municipal em equipamentos cedidos pela Unila, com equipe técnica do Município e da universidade. O projeto prevê também a habilitação da unidade junto ao Lacen (Laboratório Central do Estado), que ampliará a capacidade de exames na cidade, se somando ao laboratório do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Em parceria com a Itaipu Binacional, por meio da Fundação Itaiguapy, ficou definido que o HMCC irá disponibilizar insumos para mais 6 mil testes.

Hotelaria e isolamento

A próxima etapa do plano de enfrentamento é garantir o isolamento dos pacientes com resultado positivo para a COVID-19. Para isso está prevista a contratação de até 1,5 mil quartos individuais na rede hoteleira local pelo período de até 14 dias. O credenciamento de prestadoras de serviço foi publicado hoje (16) no Diário Oficial do Município.

“O isolamento em hotéis tem como objetivo minimizar o risco de contato dos pacientes infectados com outras pessoas, inclusive familiares”, explicou o vice prefeito e secretario de saúde Nilton Bobato. A medida só será aplicada para os pacientes que apresentarem sintomas leves da doença. Esses leitos terão o caráter de suporte básico a assistência hospitalar do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A estimativa é que a contratação tenha um custo de aproximadamente R$ 10 milhões. O investimento contará com apoio da Itaipu Binacional.

Reforço na saúde

Outra ação prevista é a contratação de estudantes de cursos da saúde para reforçar o quadro de profissionais no município. Por meio do Programa do Governo Federal “O Brasil Conta Comigo” já estão sendo selecionados estagiários dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia.

Os acadêmicos vão possibilitar a ampliação do programa de busca ativa dos casos sintomáticos gripais, que serão encaminhados para a coleta do exame, seguido de monitoramento e isolamento em caso de resultado positivo.

Foto: AMN

Sair da versão mobile