Prefeitura disponibiliza caçambas para coleta de entulhos nas comunidades

População poderá depositar resíduos da construção, podas, galhos e resíduos inertes

A Prefeitura de Foz do Iguaçu começou a distribuir as 30 caçambas adquiridas pela Secretaria de Obras para implantação da coleta de resíduos da construção civil, podas de árvores e resíduos inertes domiciliares. O serviço vai contribuir com os trabalhos de prevenção e combate à dengue, desenvolvidos pela Secretaria de Saúde.

Nesta primeira fase, os moradores da região Sul da cidade poderão utilizar as caçambas para depositar os materiais. A ideia é disponibilizar os equipamentos por duas semanas em cada região, e desta forma criar um rodízio em toda a cidade.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Direitos Humanos, que repassa o cronograma para a Secretaria de Meio Ambiente organizar o atendimento nas comunidades. Os pontos de coleta de entulhos serão sempre aqueles indicados pela Secretaria de Direitos Humanos, geralmente próximos das Associações de Moradores.

Os representantes de cada bairro também assinarão um Termo de Responsabilidade e Compromisso com o município e receberão todas as informações sobre a logística da coleta e quais resíduos podem o não ser depositados. “Cada associação recebe de cinco a oito caçambas e se for enchendo, nós vamos repondo. Agora vamos atender a região Sul, onde as caçambas devem ficar por duas semanas, depois seguiremos para as demas regióes e assim cobriremos toda a cidade”, explicou Ângela Meira, secretária de Meio Ambiente.

Nesta segunda, as caçambas foram entregues nas regiões do Bubas, Morenitas e Jardim Veraneio. Na próxima semana receberão os equipamentos a Vila Carimã, Cataratas, Vila Adriana, Sohab e Profilurb.
As caçambas serão entregues toda segunda feira para que a coleta aconteça de terça a quinta e o recolhimento será feito na sexta-feira. Havendo a necessidade, a Secretaria de Meio Ambiente providencia a substituição antes da data prevista.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE DESCARTAR

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO DESCARTAR: Materiais perigosos, lâmpadas, baterias, telhas ou caixas d’água de amianto.

SÃO PERMITIDOS: Resíduos que a coleta domiciliar (da Vital) ou a seletiva (recicláveis) NÃO RECOLHEM.
ENTULHOS – (restos de construção civil, de obras)
MADEIRA – (restos de obras, ou de moveis)
INSERVÍVEIS – (colchão)
PODA/GALHOS – deverão ficar ao lado de uma das caçambas e não dentro delas.
Não será permitido depositar materiais fora das caçambas, com exceção dos galhos;
As caçambas têm por objetivo atender as pessoas que tenham pouco resíduo em seus quintais e não tenham condições de locar uma caçamba;
Não será permitido recebimento de materiais que cheguem em utilitários como: caminhonete ou caminhão, estes deverão levar até o aterro sanitário, lembrando que o recebimento em veículos particulares é gratuito.

Sair da versão mobile