‘Em nenhum momento tomei decisão que não fosse amparado na avaliação técnica’, disse Brasileiro

Arquivo

A entrevista começa aos 26 minutos:

Após a confirmação do primeiro caso de transmissão comunitária do vírus covid-19, em Foz do Iguaçu, o prefeito Chico Brasileiro decidiu pela não reabertura do comércio como estava previsto até a última sexta-feira (10).

Na manhã de hoje, Brasileiro falou à Rádio Cultura sobre a decisão, que impacta diretamente o setor comercial da cidade. Na noite anterior um protesto foi registrado contra a decisão.

“Desde o início deixamos bem claro no plano que se tivesse qualquer sinal de alerta no dado epidemiológico nós teríamos que fazer mudança no plano e a mudança veio após a confirmação da transmissão comunitária”, disse.

Chico Brasileiro informou que a partir de agora as ações da Saúde entram em uma nova etapa, com a ampliação da testagem de casos suspeitos, o que dará mais segurança para a decisão de retorno ou não das atividades comerciais.

“Tínhamos planejado abrir com muita restrição, com cinco funcionários e cinco clientes. Resolvemos segurar o comércio. O que está sendo aberto são áreas mais fáceis de controlar, principalmente clínicas de saúde onde já há uma preocupação com o uso de EPIs (Equipamento de proteção individual)”.

De acordo com o prefeito, na próxima sexta-feira o quadro epidemiológico para o novo coronavírus na cidade estará definido, com novos exames e resultados. Com isso, a equipe técnica poderá tomar uma nova decisão. “Todo um quadro de evolução da doença é avaliado diariamente. Em nenhum momento tomei decisão que não fosse amparado na avaliação técnica. Se trata de uma decisão técnica, eminente técnica de um estado de emergência em saúde pública”, disse.

Sair da versão mobile