Coronavírus: prefeitura terá dificuldade para pagar folha salarial, diz Ney Patrício

Município também diminui investimento em infraestrutura. Recursos destinados a esta área foram realocados para a saúde.

A prefeitura de Foz do Iguaçu já investiu 6,5 milhões de reais no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação é do ex-secretário da Fazenda, Ney Patrício. Segundo ele, os recursos foram realocados de outras áreas, como obras públicas, por exemplo. O investimento foi no Hospital Municipal e Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a compra de insumos e equipamentos.

“São investimentos na saúde que eram para estar sendo investidos em outras áreas, como asfalto, por exemplo, agora tivermos que parar todo o projeto e outras infra-estruturas que a própria comunidade decidiu no orçamento participativo” salientou Patrício. “Agora vamos ter que refazer o orçamento, ver o que vai sobrar, nós não sabemos ainda, vivemos em um mundo de incertezas” ressaltou.

Além da realocação de recursos, o município também diminuiu a arrecadação no último mês. De acordo com Patrício, nos últimos 15 dias o município arrecadou apenas 70 mil reais em impostos como IPTU, ITBI e ISSQN. “Do dia 17 de março até o dia 31 nós arrecadamos apenas 70 mil reais, em anos anteriores neste mesmo período nós arrecadávamos 38, 40 milhões de reais” informou.

Ney Patrício acredita que o município terá dificuldades para pagar a folha salarial nos próximos meses. “A folha de pagamento do município já está quase comprometida, neste mês acho que ainda seja possível pagar, mas para o mês que vem, se continuar neste ritmo, teremos dificuldade para fazer o pagamento, talvez será necessário pedir empréstimos do governo estadual e federal” ponderou.

O ex-secretário avalia que Foz do Iguaçu terá problemas maiores que outros municípios para recuperar a economia. “Foz perde muito mais, pois é uma cidade de atividades econômicas sazonais, de atividades econômicas que dependem do turista, e quando o turista irá voltar? As últimas atividades que deverão ser retomadas serão na área do turismo” argumentou.

Sair da versão mobile