Laboratórios agropecuários poderão atuar no diagnóstico de covid-19

Anvisa alterou regulamento temporariamente.

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, em 26 de março de 2020. REUTERS / Lindsey Wasson

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou por seis meses o regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos. A medida, em caráter excepcional, permitirá a participação de laboratórios federais de defesa agropecuária, vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na rede de laboratórios aptos a realizarem análises para o diagnóstico de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Para inclusão dos laboratórios do ministério, a diretoria colegiada da agência reguladora publicou resolução que suspendeu temporariamente o regulamento.

Conforme nota da Anvisa, “a suspensão de algumas exigências não exime os laboratórios federais de defesa agropecuária, entretanto, de atender os requisitos técnicos para garantir a qualidade e a segurança das análises para o diagnóstico da covid-19, conforme as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde.”

Vão participar desse esforço os laboratórios de defesa agropecuária de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com o ministério, estão à disposição do Ministério da Saúde 84 laboratórios. Além das unidades de defesa agropecuária, há os laboratórios da Embrapa e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Os laboratórios estão distribuídos em 42 instalações localizadas em 19 estados e 27 cidades.

Agência Brasil

Sair da versão mobile