Coronavírus: preço do ovo sobe no supermercado e chega a 9 reais a dúzia

Além das restrições de trabalho, período da quaresma fez a demanda do produto subir consideravelmente no último mês.

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

O preço do ovo no supermercado teve aumento exponencial no último mês. Em alguns supermercados, a dúzia é encontrada por até 9 reais. O valor é um dos reflexos do alto consumo do produto no último mês. Especialistas apontam dois motivos pela alta demanda de ovos: período de quaresma e a pandemia de coronavírus, que fez com que houvesse restrições para o trabalho.

De acordo com informações do portal especializado OvoSite, as disponibilidades mais ajustadas no início de março antecipavam que os negócios seriam bem disputados no decorrer do mês. Isso porque o período contempla o feriado religioso da Quaresma onde o consumo do produto alcança grande utilização.

Ainda segundo o site, o que não se vislumbrava era que isso seria potencializado pela demanda do consumidor em se abastecer desse produto para uma maior reclusão domiciliar. Assim, diante das disponibilidades bem ajustadas na base produtora, houve forte evolução das cotações.

O portal ressalta que isso proporcionou a repetição do histórico verificado no mesmo período do quadriênio 2011/2014, quando o mercado trabalhou somente com aumentos de preços no decorrer do mês. Desconsiderando o fato da expressiva evolução de preços do milho e farelo de soja, o período foi bem positivo para os produtores de ovos.

Segundo o OvoSite, o menor preço na comercialização do produto foi recebido logo na abertura, enquanto o maior preço alcançou evolução de 19% sobre o valor de abertura. Diferente do verificado nos últimos 3 anos quando os preços retrocederam, o valor recebido no encerramento do mês se manteve na mesma faixa do maior valor alcançado.

Veja o gráfico elaborado pelo portal OvoSite. O valor é pago pela caixa com 30 dúzias:

Em Foz do Iguaçu, o Procon verificou o preço de vários produtos que tiveram grande aumento no último mês. Preços de produtos como leite, arroz, óleo e o ovo, entre outros, foram verificados. No entanto, segundo a diretora da entidade, Claudineia Piaceco, o aumento do produto foi aumentado pelas indústria. A margem de lucro do vendedor local continua a mesma. Ela destacou que a análise foi repassada para o Procon estadual e também para o nacional.

Com informações do portal OvoSite

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