Paraguai tem apenas 20 leitos com respiradores para atender pacientes de Covid-19

Fonte: La Nación (PY)

O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Rolón, informou que o país conta atualmente com 20 leitos com respiradores disponíveis para atender os casos do novo coronavírus. O anúncio foi dado na quinta-feira (26), em entrevista a Rádio Universo 970 AM, de Assunção.

Destes respiradores, 12 estão no Instituto Nacional de Doenças Respiratórias e do Ambiente Juan Max Bohener (Ineram) e 8 no Ingavi, do Instituto de Previdência Social. Na próxima semana, mais 10 leitos serão instalados no Hospital Nacional.

O ministro informou ainda, que avalia a possibilidade de adaptar ais 15 ou 20 leitos do sistemas de saúde, enquanto espera a chegada de 100 leitos com respiradores, nos próximos 30 dias.

“Hoje temos 775 leitos de terapia intensiva, das quais 308 estão no sistema de saúde pública. Se hoje chegarem mais 200 pacientes graves, não vamos conseguir responder a demanda. Não estamos preparados para enfrentar o cenário italiano ou francês”, disse Julio Rolón.

Atualmente existem 110 profissionais de terapia e planejam capacitar nas próximas três semanas mais 500 funcionários, que farão parte do pelotão especial em possível cenário de catástrofe. “Esperamos não chegar a esse ponto, mas se acontecer, os terapeutas certificados passarão a liderar equipes de médicos e enfermeiros que estão recebendo uma capacitação básica”, disse o ministro.

Outra medida que será tomada pelo Ministério da Saúde é mudar a estratégia com que os testes são realizados. Segundo Rolón, existem testes suficientes para detectar o Covid-19, mas que os funcionários tem medo de coletar as amostras.

Para isso, a partir de agora cinco brigadas sairão realizar a coleta, com estratégia mais rigorosa de biosegurança. “Em alguns lugares é indicado a coleta da amostra por raspagem, que muitas vezes o profissionais prefere não realizar. A ideia é chegar em a uma capacidade de 500 a mil mostras por dia”, disse o ministro.

O total de casos confirmados de coronavírus no Paraguai aumentou na quarta-feira (25) para 41. O governo admite que esse número pode ser maior.

Sair da versão mobile