Paraguaios passam Ponte da Amizade em Comboio e Marito decreta bloqueio total

Médicos paraguaios protestaram na cabeceira da Ponte na manhã desta terça-feira, 24. Eles alegam que alguns paraguaios estão doentes e não cumprem quarentena.

Paraguaios que estavam no Brasil passaram pela Ponte Internacional da Amizade, regressando ao Paraguai, em comboio. A Polícia Federal escoltou vários ônibus até a Aduana do Brasil lotados de cidadãos paraguaios que retornavam para suas residências. Na manhã de hoje, médicos realizaram um protesto na cabeceira da Ponte da Amizade, no lado paraguaio, pois acreditam que parte dessas pessoas está doente e alguns não estariam respeitando o período de quarentena.

Diante disso, o presidente Mario Abdo Benítez decretou bloqueio total das fronteiras, principalmente em Ciudad del Este, a partir desta terça-feira, 24. A medida vale até o próximo domingo, 29 a meia noite. A informação foi confirmada pela diretora de migração do Paraguai, Ángeles Arriola. Com a nova determinação, os paraguaios ainda poderão entrar. Porém em pequenos grupos e deverão seguir rigorosamente o protocolo para cada caso e todos irão para a quarentena.

A quarentena deverá ser cumprida nos quartéis militares que já foram regulamentados especialmente para esse tipo de situação. Além de Ciudad del Este, a medida vale para Falcón, Itá Enramada e Bolívia.

Segundo o Ministro do Interior, Euclides Acevedo, a medida foi tomada pensando na segurança dos cidadãos paraguaios que chegam. Além disso, a decisão é uma resposta aos cidadãos do país que se alarmaram com a chegada massiva de pessoas que retornam de diferentes países.

Informações do ABC Color/Polícia Federal

Sair da versão mobile