Paciente com suspeita de Coronavírus não teve contato com pacientes da UPA

Chefe de Vigilância Sanitária explicou procedimentos tomados em caso suspeito de Coronavírus em Foz

O chefe da Vigilância Sanitária, Roberto Doldan, explicou quais foram os procedimentos tomados quanto a paciente com suspeita de Coronavírus (Covid-19) em Foz do Iguaçu. Ele afirma que a mulher, que foi atendida na UPA do bairro Morumbi, não teve contato com outros pacientes da Unidade de Saúde.

Ele afirmou que o protocolo estabelece que qualquer pessoa que chegar na unidade com sintomas de gripe é obrigado a colocar uma máscara cirúrgica e ficar em isolamento. “Isso foi feito com essa pessoa, ela mesmo pediu uma máscara e ficou isolada esperando o atendimento” disse ele. “Não existe esse risco, apesar de não ser garantido 100%, mas acreditamos que nesse caso não” argumentou.

Sobre outros contatos que essa paciente fez no avião e no aeroporto, Doldan relatou que os procedimentos devem ser tomados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ela estava no 13° dia no Brasil quanto sentiu os sintomas de febre e tosse. O período de incubação do vírus é de 14 dias. Doldan explicou que agora os exames são analisados pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná) que irá analisar para e descartar, ou não, o caso como Coronavírus.

Sair da versão mobile