Paraná tem média de 17 casos de estupro por dia em 2019

Os dados são da Secretária de Segurança Pública do Paraná (Sesp).

O Paraná registrou aproximadamente 17 casos de estupro, por dia, em 2019. Durante o ano, foram 6.251 inquéritos registrados. Mais de 80% das vítimas são mulheres e quase 50% são menores de 13 anos, segundo os dados da Secretária de Segurança Pública do Paraná (Sesp).

Em comparação a 2018, houve uma queda de 3,2% no número de casos. No ano anterior, 6.459 pessoas foram vítimas de estupro no estado.

Ainda de acordo com a pesquisa, 76% dos estupradores são conhecidos da vítima. Para a delegada da Polícia Civil, Emanuele Maria Siqueira, ainda há uma subnotificação nos crimes de abuso sexual. Segundo ela, muitas vezes as vítimas têm medo de denunciar por conta do autor do crime ser um familiar.

A Polícia Civil trabalha junto com as unidades de saúde das cidades do Paraná. Segundo Emanuele Maria Siqueira, assim que a vítima entra em contato com o hospital, também já é encaminhada para fazer a denuncia.

A delegada recomenda que em caso de abuso sexual, a vítima deve procurar uma unidade de saúde para fazer o atendimento médico e também fazer a denuncia na Polícia Civil.

Com BandNews

Sair da versão mobile