Cobrança de valor retroativo em conta de água viraliza; entenda repasse feito pela Sanepar

Cobrança foi autorizada e está relacionada ao reajuste do ano passado.

Nos últimos dias tem circulado vídeos e reclamações sobre uma cobrança retroativa na conta de água. Internautas questionam os valores acrescidos à conta e apontam que ela seria indevida e até que estaria aproveitando o período de férias para passar despercebida. Quem recebe as mensagens e vai verificar, de fato encontra um acréscimo na própria conta junto à Sanepar.

Por mais que pese no bolso do consumidor, a cobrança foi autorizada e está relacionada à discussão do reajuste da companhia, no ano passado. A cobrança vai durar seis meses.

Entenda

No ano passado a companhia havia pedido 12,12% de reajuste. O TCE (Tribunal de Contas do Estado) entendeu inicialmente que o reajuste poderia ser apenas de 8,37%. No mês de outubro, no entanto, o próprio tribunal voltou atrás e autorizou o reajuste nos termos inicialmente pedidos pela companhia. São estes seis meses de reajuste repassado abaixo do previsto que estão sendo cobrados agora.

Em novembro a Sanepar anunciou que repassaria o reajuste. Para quem gasta a tarifa mínima de água e esgoto a diferença é de R$ 2,34, para gastos acima disso o valor está sendo calculado a partir de cada consumo, proporcionalmente.

Fonte: CGN

Sair da versão mobile