Selo comemora centenário da Missão dos Capuchinhos no Paraná e em Santa Catarina

Os Correios lançam, no próximo sábado (18), selo personalizado em homenagem aos cem anos da chegada dos Freis Missionários Capuchinhos Vênetos aos Estados do Paraná e de Santa Catarina. O lançamento será realizado às 19 horas, durante missa na Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Avenida Manoel Ribas, 966 – Mercês – Curitiba/PR).

A solenidade contará com a presença do ministro da Província Capuchinha São Lourenço de Brindes (PR/SC), frei Pedro Cesario Palma, do coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná e pesquisador do Museu Freis Capuchinhos PR/SC, historiador Renê Wagner Ramos, e do gerente de Atendimento e Vendas dos Correios na região de Curitiba, José Fernando Szabelski.

Sobre o selo

A peça filatélica apresenta uma fotografia de 1920, que mostra os primeiros freis capuchinhos italianos no início da missão religiosa no Paraná e em Santa Catarina.

Sobre os capuchinhos

A Missão dos freis capuchinhos teve início no Paraná em 1920, estabelecendo paróquias primeiramente em Cerro Azul, Tomazina e Siqueira Campos. A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos faz parte da Primeira Ordem da Família Franciscana que tem São Francisco de Assis como seu inspirador. A Ordem fundou várias paróquias no Paraná, estendeu sua presença por Santa Catarina e também enviou missionários ao Paraguai e à região norte do Brasil. Os capuchinhos foram os precursores da hoje tradicional bênção de pessoas e de automóveis. A realizada na Paróquia Nossa Senhora das Mercês começou em 1952 e, desde a década de 1970, faz parte do calendário de Curitiba, com a famosa bênção da primeira sexta-feira do ano.

Assessoria

Sair da versão mobile