Radares móveis voltam às estradas do Paraná a partir desta segunda-feira

Fonte: Bem Paraná

Os radares móveis deverão estar de volta às estradas do Paraná a partir desta segunda-feira (23). Ao menos é o que determina a Justiça Federal, que derrubou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de suspender a fiscalização por radar móvel nas estradas, em agosto.

A decisão que determinou a volta dos radares sair em 11 de dezembro e foi dada pelo juiz Marcelo Gentil Monteiro, da 1ª Vara Federal Cível do Distrito Federal. O prazo inicial era de retorno em 72 horas, mas foi estendido até estar segunda-feira. O governo federal recorreu, mas na última sexta-feira (20) o Tribunal Regional Federal da 1ª região manteve a decisão do juiz. Para o TRF-1, a fiscalização foi retirada e não houve uma substituição por outra ação de segurança.

Pela decisão, a Polícia Rodoviária Federal deve tomar “todas as providências para restabelecer integralmente a fiscalização eletrônica por meio dos radares estáticos, móveis e portáteis nas rodovias federais” a partir desta segunda-feira. Caso contrário, será multada em R$ 50 mil por dia.

Em agosto, após a decisão de Bolsonaro, os equipamentos haviam sido guardados. Com o restabelecimento da fiscalização, o motorista que for flagrado em excesso de velocidade levará multa.

Sair da versão mobile