DER não acata pedido do Foztrans e deve fechar Charrua na próxima semana

Blocos de concreto já estão no local para o bloqueio. Acesso ao Portal da Foz em frente ao Rafagnin também será bloqueado.

Foto: Jean Carlos/Reprodução

O Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER) não acatou a proposta feita pelo Foztrans e corroborada pelo Prefeito Chico Brasileiro para manter a rotatória do Charrua aberta após a inauguração do viaduto Lyrio Bertoli. De acordo com o diretor de trânsito do Foztrans, Robson Lima, o acesso será fechado na próxima semana.

Os blocos de concreto já estão no local. Além da rotatória do Charrua, o DER, com a participação da Ecocataratas, também irá fechar o acesso ao Portal da Foz em frente ao Hotel Rafagnin. Ali também já estão posicionados os blocos de concreto que farão o bloqueio do trânsito. Alguns acessos da BR 277 às marginais que existiam antes do viaduto também serão bloqueados.

“Nós fizemos uma proposta ao DER para manter o acesso pelo Charrua aberto pelo menos no sentido bairro/centro, para que o motorista que venha da Vila A conseguisse chegar a Avenida José Maria de Brito, mas nossa proposta não foi aceita e eles já anunciaram o fechamento para a próxima semana” informou Robson em entrevista à rádio Cultura.

Em reunião com empresários, o prefeito Chico Brasileiro afirmou que iria realizar reunião em Curitiba com o governador para pedir que a rotatória não fosse fechada. Na ocasião ele disse que não iria permitir o fechamento da rotatória.

Empresários da região do Parque Presidente II pediram que a rotatória não fosse fechada pelo menos até a abertura de um novo acesso no viaduto para o bairro. Atualmente a agulha de acesso está antes do retorno para Foz do Iguaçu, o que não permite que motoristas que saiam do centro possam acessar o Parque Presidente pelo viaduto, sendo necessário subir até a rua Teodoro Risden, no acesso ao Três Bandeiras, ou ir até a Avenida Paraná para realizar o retorno pela Vila A.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o fechamento dos acessos ao Portal da Foz e do Charrua se deve aos riscos que os motoristas têm ao fazer a travessia nestes pontos. Entre Foz do Iguaçu e Cascavel, esses acessos estão entre os locais que mais acontecem acidentes com morte.

Nesta segunda-feira, o Geólogo Dantas Duarte enviou à Rádio Cultura a proposta da construção de um viaduto no local, ligando a Avenida Ranieri Mazzilli e Avenida Garibaldi.

Foto: Jean Carlos/Reprodução

Sair da versão mobile