Javier e Sandra Zacarías estão proibidos de deixar o Paraguai

Sandra durante audiência na Justiça.

O juiz paraguaio Gustavo Amarilla expediu na segunda-feira (2) uma ordem proibindo a ex-prefeita de Cidade do Leste, Sandra Zacarias McLeod e o marido, o senador afastado Javier Zacarías Irún, de deixar o país. Também foi estabelecida uma fiança de 1,9 milhão de guaranis (cerca de 150 mil reais).

O casal recebeu da justiça medidas alternativas à prisão pelo processo de declaração falsa. Sandra e Javier Zacarías também estão proibidos de mudar de domicílio e devem se apresentar à justiça uma vez ao mês.

Para garantir o pagamento da fiança, Sandra penhorou um imóvel em Cidade do Leste.

A Promotoria de Justiça do Paraguai denunciou Sandra e Javier Zacarias em janeiro deste ano, mas a defesa conseguiu postergar a audiência até este mês de novembro. A defesa do casal de políticos tenta levar o processo para a Justiça do Departamento de Alto Paraná, onde teriam mais chances de uma absolvição.

Denúncia

Há dois anos o jornal ABC Color, de Assunção, denunciou que o senador Zacarías Irún e a esposa, então prefeita, Sandra McLeod, possuíam apartamentos e veículos de luxo não declarados, na cidade de Itapema, no litoral de Santa Catarina, no Brasil.

Após a divulgação pela imprensa, o Ministério Público do Paraguai abriu uma investigação e constatou as denúncias, que resultou na abertura de processo. Além da não declaração de bens, o casal ainda é investigado por “lesão de confiança” e suposto enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.

Sair da versão mobile