Vereador Rudinei de Moura protocola pedido de retorno à Câmara

Moura tinha sido cassado em 2017 após ter sido preso em uma das fases da Operação Pecúlio. Outros vereadores na mesma situação já retornaram.

O vereador Rudinei de Moura deve voltar para a Câmara Municipal de Vereadores. O vereador já protocolou o pedido no legislativo e agora aguarda a análise do jurídico para que o presidente Beni Rodrigues faça o procedimento de posse. Moura deve participar da primeira sessão ordinária no mês de dezembro.

Rudinei teve o mandato cassado em 2017 após ter sido preso em uma das fases da Operação Pecúlio. Além dele, também foram cassados os vereadores Luis Queiroga, Anice Gazzaoui, Edílio Dall’agnol e Darci DRM. Como até o momento os vereadores não foram julgados, a justiça retirou as restrições impostas a eles para assumir cargos públicos, e devido a um erro no processo de cassação cometido pela atual legislatura, os vereadores retornaram aos madatos.

Todos os demais já estão atuando na Câmara, apenas o vereador Rudinei de Moura que ainda não havia voltado. De acordo com o advogado, Jhonatan da Silva, o vereador, apesar de ter o direito garantido em lei, não tinha interesse. No entanto, mudou de ideia.

“A princípio, por motivos pessoais o vereador não tinha o interesse, tanto que ele não procurou os meios jurídicos para correr atrás, mas também não renunciou ao cargo, ocorre que a situação mudou, todos sabem que o vereador é importante como representante de um bairro, e como o Jupira tem muitas necessidades, ele mudou de ideia” explicou o advogado.

Rudinei de Moura assume no lugar do vereador Marino Garcia.

A Câmara emitiu uma nota sobre o pedido protocolado:

NOTA DA CÂMARA DE FOZ

O presidente da Câmara, Beni Rodrigues, se pronunciou sobre o pedido de recondução ao cargo do vereador Rudinei de Moura, protocolado na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (20). Adiantou que deverá despachar o pedido amanhã para consulta ao setor jurídico.

Seguindo a liberação da justiça e não havendo impedimentos, o vereador deverá ser reconduzido no início do mês, devendo participar a partir da primeira sessão ordinária de dezembro, marcada para o dia 3. Havendo a recondução, deixará o cargo o suplente Marino Garcia.

O vereador Rudinei de Moura foi reeleito em 2016 pelo PEN (atual Patriota) com 2.410 votos na Coligação PRP, PEN e SOLIDARIEDADE. É o titular da vaga. Empossado em 2017, foi mantido afastado do cargo por decisão da Justiça Federal e por processo disciplinar na Câmara, fatos revertidos em segundo grau judicial e instâncias superiores.

Sair da versão mobile