Tribunal de Contas do Estado faz auditoria de pavimentação na Av. Felipe Wandscheer

Trecho analisado foi concluído na gestão atual e não faz parte da investigação da Operação Pecúlio

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está realizando uma auditoria de pavimentação na Avenida Felipe Wandscheer. Desde ontem técnicos trabalham ao longo da Avenida retirando amostras de capa asfáltica com sonda rotativa para verificar a espessura, teor de betume, resistência a atração e demais parâmetros para em seguida apurar se os itens estão de acordo com o projeto.

“Nós vamos fazer uma aferição completa, a partir dos documentos fornecidos, todos os documentos do contrato, as medições, todos os relatórios de serviço, de qualidade do material, a planilha orçamentária com seu projeto básico, além dos ensaios de placas, que irá comparar com as amostras obtidas” explicou o coordenador do COPE – coordenação de obras públicas do Tribunal de Contas, Luiz Cesar Mazetti em entrevista para a rádio Cultura. A obra foi orçada em 12,1 milhões.

Segundo Mazetti, a vistoria faz parte do trabalho de rotina do TCE e não há denúncias em relação ao trecho analisado. “Foi escolhido Foz do Iguaçu, pela relevância, pela necessidade de disponibilização ao munícipe, ao cidadão evidentemente, e pelo valor da obra, então Foz do Iguaçu foi escolhida dentro de critérios objetivos” justificou.

Parte da obra na Avenida Felipe Wandscheer já foi investigada pela Polícia Federal em uma das etapas da Operação Pecúlio, que apontou um esquema de corrupção na prefeitura de Foz do Iguaçu envolvendo o ex-prefeito Reni Pereira, no entanto, o coordenador afirmou que o trecho que agora está sendo verificado pelo TCE não faz parte da operação.

“É outra linha, é independente, esse trecho que estamos verificando não foi ainda objeto nem do Ministério Público do Estado, nem da Polícia Federal, porém, se estiver com os mesmos problemas que os outros, nós novamente faremos a tipificação dos erros e os agentes públicos responsáveis serão responsabilizados” afirmou. O trecho analisado foi concluído na gestão atual.

O secretário de obras do município, Cesar Furlan, destacou que a verificação do Tribunal de Contas é normal. “Eles vão fazer o relatório deles, vai ter alguns apontamentos que provavelmente eles vão fazer e nós estamos bem tranquilo com relação a isso, é uma coisa normal os órgãos de controle fazer essas auditorias” disse ele.

Ele também ressaltou que o trabalho de controle é importante para o município. “Esses órgãos de controle são muito importantes sim e dá uma transparência para o gestor” ressaltou. Ele também disse que não acredita que irregularidades sejam encontradas na obra. “É prematuro falar disso agora, mesmo porque eu não imagino que isso possa ter acontecido, dado a todas as circunstâncias que ocorreram nessa obra” concluiu.

Sair da versão mobile