Enem 2019 tem texto de professora da Unioeste Foz

Essa é a segunda vez que textos de professores de Foz do Iguaçu são usados na prova

A professora Maria Lúcia Frizon, do Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, da Unioeste Foz, teve um texto de sua autoria utilizado em questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. A questão número 88 de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, é um trecho do artigo Justiça social, democracia com direitos sociais e saúde: a luta do Cebes. Confira:

De acordo como gabarito extra oficial a resposta correta é a letra D, Nacionalismo e o Individualismo. O texto completo pode ser lido clicando aqui.

Esta é a segunda vez que o Enem traz textos de professores da Unioeste de Foz. No ano passado, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, trouxe a questão como base o artigo “Multilinguismo e política linguística: análise de uma paisagem linguística transfronteiriça”, escrito pela professora Izabel da Silva, mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pelo programa de pós-graduação da Unioeste de Foz do Iguaçu e atualmente doutoranda na Unicamp, e pelas doutoras Neiva Jung (Universidade Estadual de Maringá) e Maria Elena Pires (Unioeste).

Como referência, foi apresentada aos candidatos a figura da fachada de um supermercado de Foz do Iguaçu, no qual a palavra “supermercado” está escrita em diferentes idiomas. O objetivo era fazer com que o candidato refletisse sobre a presença do multilinguismo no espaço urbano.

Sair da versão mobile