Saúde e Rotary fazem mutirão de testes de sífilis, hepatite e HIV

AMN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através do Programa Municipal de IST/Aids e o Rotary Clube Grande Lago, promovem nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), um mutirão de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites. Os serviços acontecerão sempre das 8h às 12h, no saguão do CEM, na Avenida Paraná.

A mobilização marca o Dia de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita, que acontece sempre no terceiro sábado de outubro. A intenção é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce dessa doença sexualmente transmissível que vem aumentando drasticamente o contágio no país e no mundo.

“A sífilis possui um tratamento simples, mas se não for tratada, pode levar a complicações graves, principalmente para as crianças de mães portadoras da doença”, ressaltou o Coordenador do Programa de IST/Aids, Wanderlei Furtado.

Os casos mais graves envolvem gestantes, pois a sífilis pode ser transmitida ao feto em qualquer momento durante a gravidez, ou no parto, e há altos riscos de sequelas no bebê como má-formação, deformidades ósseas, cegueira, surdez, problemas neurológicos, morte neonatal, etc.

De acordo com dados epidemiológicos da doença em Foz do Iguaçu, no período de janeiro de 2017 a junho de 2019, foram notificados 255 casos de sífilis em gestantes e 149 registros de sífilis congênita (transmitida para o bebê). Deste total, 49% (124) das gestantes estavam na faixa etária de 20 a 29 anos.

Ao todo, neste mesmo período, foram notificados 1.346 casos de sífilis adquirida, sendo 64% em homens e 36% em mulheres. Desse total, 37% das pessoas que contraíram estão na faixa de 20 a 29 anos e 51% na faixa etária de 30 anos ou mais.

Testes rápidos

Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. Hoje os testes se modernizaram e o resultado fica pronto em até 30 minutos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

No caso da sífilis e hepatites, como regra geral, é preciso fazer um exame confirmatório. Em casos específicos, como a sífilis em gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, a recomendação é iniciar o tratamento com apenas um teste positivo, sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.

Sífilis

É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

Sair da versão mobile