Escolas participam de capacitação para seleção de patrocínio da Itaipu

Evento reuniu cerca de 160 pessoas, de 25 municípios da área de influência da empresa

Cerca  de  160 pessoas de 25 cidades do Oeste do Paraná participaram, na   noite  dessa  quarta-feira  (2),  de  uma  capacitação  para  orientar instituições  de  ensino  sobre o processo de seleção pública de patrocínio
recém-aberto  pela  empresa.  O  evento aconteceu no auditório do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu.

O  assistente  do  diretor-geral, coronel José Ricardo Áureo, abriu o evento  falando  sobre as diretrizes da gestão do general Silva e Luna, que tem  como  meta,  além  da austeridade, fazer uso dos recursos públicos com
zelo  e  transparência.  “A  Itaipu  inovou ao abrir esse edital na área de  educação  e  se sente honrada em contribuir de alguma forma com aqueles que são os semeadores do futuro do País”, disse Áureo.

O   objetivo  do  evento  foi  explicar  em  detalhes,  às  entidades interessadas,  todo  o  processo  de  pedido  de patrocínio. Integrantes da equipe  da Divisão de Gestão da Comunicação Social (CSGC.GB) se colocaram à
disposição para esclarecer todas as dúvidas.

“Tivemos  a participação de pessoas de várias cidades, como Cascavel, Santa  Helena e até Três Barras do Paraná, que fica a 230 km de distância”, relatou  a  gerente  da  CSGC.GB,  Teresa Raquel Angheben. “E todos estavam
muito  empolgados  e  interessados,  prestaram  muita  atenção  em todas as orientações.”

Foram  abordados  detalhes  como ações sem enquadramento no edital, a importância  de  preencher  todos  os  campos  do cadastro e da proposta no momento  da  inscrição,  do  respeito  às  contrapartidas  e do processo de seleção.  Também  já foram explicados pontos fundamentais para as ações que forem  selecionadas,  como  repasse dos recursos, utilização e prestação de contas.

O edital
A  Itaipu  Binacional  oferecerá  R$ 1,4 milhão para patrocinar ações socioambientais,  educativas, esportivas, culturais ou tecnológicas – cerca de  20%  do total destinado aos patrocínios. Para a escolha direta, o valor
global  previsto  é  de R$ 5 milhões. O valor máximo por ação na modalidade seleção pública será de R$ 100 mil.

A  seleção  pública  inédita  é  uma  iniciativa da gestão do general Joaquim  Silva  e  Luna,  que  redirecionou  o  uso  de  recursos de ações, atividades  e  obras  sem  legado à população para patrocínios, contratos e convênios   com   aderência  à  missão  da  empresa.  O  patrocínio  atende basicamente  ações  e  iniciativas  dentro  dos  55  municípios  da área de abrangência da Itaipu.

Calendário
O prazo para as inscrições das instituições vai até 8 de novembro, às 17h (horário de Brasília). O resultado final será divulgado até o dia 17 de fevereiro de 2020. A celebração do termo de patrocínio seguirá o cronograma de execução dos projetos selecionados.

As  ações  deverão  ser  iniciadas de 1º de março a 31 de dezembro de 2020.  As  prestações  de  contas  deverão ser feitas até 90 dias depois da conclusão da ação.

Público-alvo
A  seleção pública atenderá centros municipais de educação infantil e colégios   e   escolas   públicas  da  educação  básica  (ensino  infantil, fundamental e/ou médio) das redes estaduais e municipais. Também  poderão  ser  contemplados  colégios  e  escolas  privadas de educação  especial  mantidas por entidades sem fins lucrativos (registradas no Conselho Nacional de Assistência Social como beneficentes de assistência
social).

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