Fozhabita convoca famílias para atualização do cadastro habitacional

Moradores que não atualizam os dados há pelo menos um ano devem comparecer à sede do Instituto, com documentos pessoais e comprovante de inscrição no Cadastro Único

O Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita) está convocando as famílias inscritas no cadastro habitacional para atualização dos dados. A medida visa garantir maior segurança no chamamento das famílias devido à entrega de três novos conjuntos habitacionais, prevista para maio de 2020. 
 
Para atualizar as informações é necessário levar os documentos pessoais de todos os membros da família e o comprovante de inscrição no Cadastro Único (CADÚnico), emitido pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Para caso de pessoas com deficiência (PcD) ou com doenças crônicas incapacitantes para o trabalho, também é necessária a comprovação. 
 
O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas, na sede do Fozhabita (Rua Quintino Bocaiuva, 595). “As equipes já estão prontas para atender as famílias, principalmente aquelas que não atualizaram o cadastro no último ano”, disse a diretora superintende do Fozhabita, Elaine Ribeiro Anderle. 
 
A atualização dos dados deve-se as entregas dos novos conjuntos habitacionais, mas também por conta do novo sistema gestor da política habitacional, implantado no instituto no ano passado. “O cadastro atual pode não refletir a nossa realidade. Muitas famílias deixaram o Cadastro Único e mantiveram a inscrição no Fozhabita, outros já foram realocados, ou simplesmente são cadastros antigos, com endereço e telefone que já não existem mais”, explicou Elaine. Existem atualmente 20 mil cadastros no Fozhabita, e muitos, segundo a diretora, podem estar duplicados. 
 
Sem a atualização, a principal dificuldade será a de localizar uma família contemplada com as novas moradias. “Os cadastros atuais não são inválidos, mas para concorrer às novas casas, é necessária a atualização no novo sistema. Quem já foi ao Fozhabita do ano passado pra cá, já está com tudo em dia. Quem não foi é importante que atualize os contatos: número de telefone e endereço, principalmente”, reforçou a diretora. 
 
Condomínios
Estão em construção no município mais de mil moradias: O Residencial Angatuba, com 340 unidades habitacionais, os Residenciais Boicy I e II, com 576 unidades, além das 40 casas do Condomínio do Idoso. Também estão em fase de licitação pela Cohapar outras 100 casas na região do Lagoa Dourada. Os investimentos passam de R$ 86 milhões.
 
De acordo com o Fozhabita, cerca de 100 famílias que vivem hoje na Comunidade do Monsenhor Guilherme terão prioridade no Residencial Angatuba por se tratar de uma medida judicial que determina a realocação. As demais unidades habitacionais são direcionadas por sorteio às famílias prioritárias, de acordo com os critérios de hierarquização estipulados pelo Ministério das Cidades e adotado pela Caixa Econômica Federal: residentes em áreas de risco, famílias com idosos ou pessoas com deficiência e famílias onde as mulheres são as responsáveis do lar.
Sair da versão mobile