Militares paraguaios que faziam treinamento conjunto com o Brasil, recebem ordem de retorno

Ouça a explicação do comando:

Os 120 militares do Exército paraguaio que realizavam um treinamento conjunto com o Exército do Brasil, em Foz do Iguaçu, precisaram retornar ao país no último domingo (29). O retorno antes do final do operação se deve a troca de comando das Forças Armadas do país, a mando do presidente Mario Abdo Benitez e divulgada esta semana.

O comandante Marcelo Pontes, do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, de Foz do Iguaçu, informou que os dois exércitos realizaram ao longo da última semana treinamentos internos de manuseio de armas e do veículo blindado Guarani. Estava programado ainda, que as duas forças armadas realizassem uma simulação de invasão e defesa da hidrelétrica de Itaipu, na próxima quinta-feira (3).

“Teve a primeira faze que foi a logística de mobilização, primeiras instruções e parte de nivelamento. Toda a parte de intercâmbio foi atingida. Porém, na segunda parte, de execução, eles precisaram retornar ao Paraguai devido a uma troca de comando”, informou Pontes.

O comandante informou ainda, que mesmo sem o exército vizinho, as atividades da Operação Paraná II continuam nas cidades de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira e Missa.

Troca

O presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, ordenou no dia 27 de setembro, a troca do general de divisa, Abundio Garay Rodríguez, que foi substituído pelo general Bernardino González Miranda, no Comando do Estado Maior do Exército.

Também houve substituições nos departamentos de Recrutamento, Reserva e Mobilização; no Comando de Institutos Militares de Ensinamento do Exército e no Corpo do Exército I e II;

Sair da versão mobile