Presas da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu vão produzir os próprios lençóis e toalhas de banho

O Conselho da Comunidade entregou mais de 900 metros de tecidos para a confecção de 500 lençóis e 500 toalhas de banho.

Um projeto desenvolvido entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e o Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu vai permitir a produção de lençóis e toalhas de banho para atender a demanda prisional da unidade feminina, na fronteira.

O Conselho da Comunidade entregou mais de 900 metros de tecidos para a confecção de 500 lençóis e 500 toalhas de banho.

A produção será realizada dentro da própria unidade, no Setor de Costura, onde atualmente 10 presas trabalham. Além da capacitação profissional, elas ainda são beneficiadas com a remição da pena. A cada três dias trabalhados um é descontado do tempo de condenação.

Uma das internas recebeu a capacitação e atua como multiplicadora, ensinando as outras sobre as especificidades da linha de produção.

“O Conselho da Comunidade é um dos maiores parceiros do Depen. Quase todas as atividades, hoje, desenvolvidas com as presas de Foz do Iguaçu, são por meio de parcerias com o Conselho. Dessa forma, possibilitamos que ocorra a ressocialização”, explica a diretora da PFF UP, Cláudia Grignet Fardoski Souto.

Cerca de 600 metros de tecidos serão usados para a produção dos lençóis. Já os outros 350 metros, são para a confecção das toalhas de banho. Além disso, o Conselho da Comunidade também forneceu, às presas, 20 rolos de linha de seda para a produção de artesanato e outros 40 rolos de fios para crochê.

Para a presidente do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, Juraci Helena Audibert, o aprendizado e o trabalho são formas de promover a ressocialização.

“Quando há ocupação do tempo livre com alguma atividade, como no caso da costura, entendemos que as presas estão tendo a oportunidade de adquirir conhecimento, qualificação e recuperação para que voltem melhores à sociedade”, conta.

As presas do Setor de Costura da PFF UP, também são responsáveis pela produção dos uniformes prisionais que atendem toda a demanda carcerária de Foz do Iguaçu.

Marcos Marques, coordenador regional do Depen, destaca a importante parceria entre o Sistema Penitenciário e o Conselho da Comunidade.

“Muito gratificante a união do Conselho da Comunidade com as unidades de Foz do Iguaçu, sempre amparando nas doações para o preso e para a estrutura das penitenciárias. O Conselho tem nos ajudado com medicações que a rede pública não pode fornecer, além disso, tem amparado o preso que é de outra cidade, fornecendo a passagem dele, quando este deixa o sistema por meio de alvará”, conta.

Doações

O Conselho da Comunidade também repassou ao Sistema Prisional de Foz do Iguaçu, uma doação de três aparelhos de ar condicionado, armários, telefones, cadeiras e outros móveis necessários para as atividades rotineiras das unidades.

Assessoria

Sair da versão mobile