PTI e Itaipu capacitam mais de 300 professores do Oeste sobre conceitos de sustentabilidade

Ação priorizou professores das escolas com menor Ideb dos municípios de Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Ibema, Catanduvas, Diamante do Sul, Cantagalo e Lindoeste.

Entre julho e agosto, mais de 300 professores da educação básica do Oeste do Paraná participaram de formações promovidas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional, com apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). As atividades tiveram como objetivo principal a busca pela popularização das ciências nos conceitos de sustentabilidade.
Cada professor pôde participar de dois encontros presenciais, nos quais foram abordadas metodologias (ativas e investigativas), e noções de planejamento e construção de projetos para serem aplicados nas próprias escolas. Como resultado, cerca de 70 projetos foram desenvolvidos e devem ser apresentados durante um workshop em outubro. Os melhores também devem fazem parte da Ficiencias Kids, espaço da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) – que ocorre entre 5 e 8 de novembro – dedicado exclusivamente aos menores.
A ação priorizou professores da Pré-Escola e do Ensino Fundamental I das escolas com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios de Santa Lúcia, Boa Vista da Aparecida, Ibema, Catanduvas, Diamante do Sul, Cantagalo e Lindoeste.
De acordo com Giovanna Ritchely, da Estação Ciências do PTI – programa que viabiliza a ação pelo PTI – o resultado foi positivo. “Tivemos a experiência de conhecer a realidade de outros municípios da região, e perceber a responsabilidade e o empenho dos professores nas atividades”. Raquel Rodrigues, que também atuou nas formações, ressalta que os momentos ”foram inspiradores para a produção de conhecimentos pedagógicos, socioambientais e que ampliam a proposta de abordagens que geram mudanças”.
A pedagoga da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Cintia Valoto, avaliou que os resultados puderam ser percebidos “através da participação expressiva dos educadores nas atividades propostas e também na quantidade de projetos desenvolvidos por eles nas escolas”.
Assessoria
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