General Silva e Luna “puxa” pedalada para promover ações de prevenção ao suicídio

O passeio que aconteceu dentro da Itaipu tem o propósito de chamar a atenção para as ações do setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

O general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu, vestiu a camisa e “puxou” nesta manhã de domingo, 15, o 1° Pedal Viver e Sorrir do grupo Apoio à Vida de Foz do Iguaçu, que acontece até meio-dia, nas dependências da usina. O passeio é organizado pela Cia do Riso, Núcleo de Apoio à Vida de Foz do Iguaçu (NaviFoz) e Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio da Itaipu Binacional. O evento substitui excepcionalmente neste mês o Circuito Ciclístico, encontro promovido sempre no último domingo do mês.

O grupo de voluntários do Centro de Valorização à Vida (CVV) tem em sua composição as empregadas da Itaipu Cristiane Fraga Pimenta e Daniela Rosa Mendes. Mais do que a presença do diretor-geral brasileiro, o primeiro a participar de uma pedalada na usina e que tem vestido as grandes causas da cidade, o evento tem um grande simbolismo.

Segundo Silva e Luna: “O trabalho voluntário de homens e mulheres que fazem o CVV tem um valor inestimável. Todos somos engrandecidos com o despojamento desses anjos da guarda que dedicam seu tempo a cuidar de quem precisa”. O dia não poderia estar mais propício: ensolarado, gente do bem e disposição pra acolher e pedalar. Fórmula para um domingo perfeito.

Nesta edição especial, o Pedal Viver e Sorrir seguiu o mesmo trajeto e regras do Circuito Turístico. Desta vez, o passeio tem o propósito de chamar a atenção para as ações do setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

“O assunto que já foi um tabu muito maior ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação”, disse Cristiane Penha da Silva Fraga Pimenta.

Quase 200 pessoas participaram da pedalada. A segunda edição já tem data marcada: setembro de 2020. A iniciativa do grupo de voluntários do Centro de Valorização à Vida conta com o apoio da gestão do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. Ele conclamou os participantes a trazer pro ano que vem um integrante a mais. Bastante aplaudido, o diretor tirou fotos e selfies com a maioria do grupo.

Com Itaipu (Fotos: Aline Albulquerque)

Sair da versão mobile