“Paseros” conquistam área de livre comércio para produtos brasileiros no Paraguai

Após mobilização dos manifestantes, fiscalização paraguaia passará a ser realizada a partir de vinte quilômetros da fronteira com o Brasil

"Paseros" se mobilizaram na manhã de hoje na aduana paraguaia

Os comerciantes paraguaios que trabalham com produtos brasileiros no país vizinho conquistaram na manhã desta segunda-feira (09) uma área de livre comércio que se estenderá até vinte quilômetros da fronteira com o Brasil.

A medida foi resultado de um acordo firmado entre os comerciantes com as autoridades paraguaias diante das dificuldades de atuação dos trabalhadores popularmente conhecidos na região como “paseros”. A negociação foi mediada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cidade do Leste, Celso Kelembu, juntamente com o governador de Alto Paraná, Roberto Gonzalez, e representantes da aduana paraguaia.

A mobilização dos manifestantes, iniciada por volta das 7h, ocorreu próxima a aduana paraguaia e terminou ao final da manhã desta segunda-feira. Cerca de 100 pessoas participaram do ato. O fluxo de veículos na Ponte Internacional da Amizade não chegou a ser prejudicado.

Além da extensão da faixa de livre comércio até vinte quilômetros da fronteira, o acordo estabeleceu ainda o aumento da taxa de compra dos comerciantes paraguaios, que passará de U$ 150 para U$ 300 dólares. A expectativa é que a iniciativa fomente ainda mais o comércio local brasileiro com a maior circulação de produtos nacionais no país vizinho.

Sair da versão mobile