Município reforçará Atenção Básica para atendimento de gestantes

Anúncio foi feito na última sexta-feira, 16, após reunião na promotoria de justiça de Foz do Iguaçu.

A Secretaria Municipal de Saúde deverá fortalecer a assistência primária de gestantes no município nos próximos dias. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 16, durante reunião na sede da promotoria de justiça de Foz do Iguaçu. Participaram da reunião, secretário de saúde, Nilton Bobato, a médica responsável pelo programa Saúde da Mulher, diretora de Atenção Básica, Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, além dos diretores assistencial e técnico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

Durante a reunião o município anunciou a contratação de mais 20 médicos e 10 enfermeiros para compor a Atenção Básica, mais cinco pediatras que serão disponibilizados nas regiões da cidade, além da implantação do Matriciamento, que deve contemplar o acompanhamento e a busca ativa de gestantes por área a ser realizada pelas Unidades Básicas de Saúde.

O município também deverá aderir ao Programa Saúde na Hora, com seis postos de saúde funcionando até as 22h a partir de setembro.  Também foi apresentado pelo secretário de saúde o Ambulatório de Alto Risco, que funciona às terças pela manhã e quarta-feira à tarde no poliambulatório, na região do Porto Meira.

O objetivo é diminuir o atendimento primário no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Na reunião os representantes do hospital destacaram que muitas grávidas no início da gestação vão direto ao Costa, sem passar pela atenção básica, o que sobrecarrega o sistema e compromete a eficácia do atendimento especializado para as gestantes em fase final.

Além disso, de acordo com nota do Ministério Público do Estado do Paraná, será criada uma comissão permanente que irá se reunir mensalmente da promotoria a fim de discutir o aperfeiçoamento nos atendimentos às gestantes no município.

Confira a nota:

Sair da versão mobile