Reunião do GGIF debate Centro Integrado de Operações de Fronteiras que terá projeto piloto em Foz

Coordenador de Combate ao Crime Organizado esteve em Foz onde apresentou o projeto idealizado pelo Ministro Sérgio Moro.

Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira/Foto: BPFron

Aconteceu nesta quinta-feira, 8, em Foz do Iguaçu, mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF). O evento foi realizado no auditório da Polícia Federal e contou com a presença do Coordenador Geral de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça, Wagner Mesquita.

O ex-secretário de segurança do Paraná participou da reunião para debater o Centro Integrado de Operações de Fronteiras (CIOF). O projeto, idealizado pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro, terá unidade piloto em Foz do Iguaçu e, segundo Mesquita, deverá estar em funcionamento até o fim do ano. O projeto será, inicialmente, desenvolvido dentro de uma área oferecida pela Itaipu.

De acordo com Mesquita, o  CIOF vai funcionar no modelo dos Fusions Centers, ou os Centros de Fusão, instaurados nos EUA, os quais promovem o compartilhamento de informações entre órgãos de segurança, de justiça e de investigação americanos. O projeto tem a função de integrar as forças de segurança brasileiras. “Nós vamos criar aqui uma grande rede de comunicação, de geoposicionamento para que as operações ostensivas tenham uma melhor eficácia” explicou Mesquita.

Mesquita disse que o plano é construir um prédio onde estarão concentrados os trabalhos de inteligência, compartilhamento de informações, análise compartilhada de casos, diligências policiais, comando e controle. “Existe um planejamento já, o projeto está bem adiantado para a construção do prédio adequado e provavelmente será compartilhando o terreno da delegacia nova da Polícia Rodoviária em Foz do Iguaçu” contou.

No entanto, segundo ele, para que o projeto inicie até o fim do ano será necessário começar na área oferecida pela Itaipu. “Pra vencer o compromisso que o Ministro teve de ter uma unidade piloto até o fim do ano, estamos indo para a Itaipu, em uma área entre 300 e 600 metros quadrados para que a gente possa ter até o fim do ano o projeto piloto funcionando” concluiu.

Sair da versão mobile