Polícia Federal prende oito pessoas no âmbito da Operação Miopia

Ainda foram apreendidos aparelhos de mídia, dinheiro e ouro, dez carros, além de documentos.

A Polícia Federal de Foz do Iguaçu divulgou na tarde desta quinta-feira, 8, balanço da Operação Miopia, desencadeada na manhã de hoje. De acordo com o balanço, oito pessoas foram presas, cinco em Foz e três em São Paulo. Duas pessoas investigadas não foram encontrados e são consideradas foragidas. Além disso, foram apreendidos 10 veículos, 10 mil reais em espécie, uma barra de ouro de um kg, documentos e diversos aparelhos de mídia (celular, notebook, entre outros).

De acordo com a Polícia Federal, as investigações, resultado de quatro inquérito policiais, tiveram como foco quatro grupos criminosos que atuavam de forma autônoma e/ou interdependente e utilizavam contas bancárias de interpostas pessoas, física e jurídica fantasma, para receber vultosos valores de interessados em adquirir mercadorias, drogas e cigarros provenientes do exterior, especialmente do Paraguai.

O dinheiro “sujo” era creditado nas contas controladas por cada um dos grupos investigados, no Brasil, e posteriormente utilizado para pagar, em reais, aqueles que disponibilizaram moeda estrangeira no Paraguai (operações dólar-cabo) e/ou enviado para o exterior por intermédio de ordens de pagamento internacionais emitidas por instituições financeiras diversas. Essas ordens de pagamento eram realizadas com base em contratos de câmbio manifestamente fraudulentos, celebrados com empresas “fantasmas” que nem sequer possuíam habilitação para operar no comércio exterior.

Confira o Balanço:

-14 mandados de buscas cumpridos;

-8 prisões efetuadas;

-2 investigados foragidos;

-10 veículos apreendidos;

-10 mil reais em espécie apreendidos;

-1 barra de ouro de um kg apreendida; e

-Documentos e mídias diversas apreendidos.

Sair da versão mobile