Pais fazem fila por vaga em nova creche de tempo integral

Pais de alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu formaram uma longa fila na madrugada desta quinta-feira (8) na prédio da Secretaria Municipal de Ensino, em busca de uma vaga no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Vanderli Bertacchini Moreira, inaugurado na última quarta-feira na região do Bairro Porto Meira.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Justina, a maioria dos pais foram em busca de transferência para o novo cmei que oferece vagas de período integral para 190 crianças de 6 meses a 3 anos de idade.

Justina explicou que mesmo senhas terem sido entregues no dia anterior, outros pais preferiam garantir um lugar e foram durante a noite em frente a secretaria. Eles também receberam senha e foram registrados para a espera deu ma vaga.

“Foram abertas turmas de transferência e novas matrículas. Com as transferências, pode sobrar vagas em outros cmeis e precisamos fazer esse remanejamento”.

Com mais de 1.600 metros quadrados de área construída, o CMEI Vanderli Moreira possui 10 salas de aula climatizadas, amplo espaço de lazer com playground, brinquedoteca, refeitório, cozinha, lactário, banheiros adaptados, além de espaços administrativos, como secretaria, sala dos professores, diretoria e coordenação pedagógica. O investimento na reconstrução da unidade foi de R$ 1.457.853,24.

Cmei foi completamente reformado e ampliado. Imagem: AEN

Antigo CAIC do Porto Meira

Inaugurado em 1997, o CAIC era vinculado à Secretaria de Ação Social, e na época, não atendia as especificidades da educação infantil. A unidade chegou atender 257 crianças, um número bem acima do que comportava. Em 2016, sob alegação de que a estrutura estava comprometida, o CAIC foi desativado e as crianças remanejadas para unidades da região.

Durante o período que esteve fechado, o espaço foi alvo da ação de vândalos, teve a fiação elétrica furtada, a parte hidráulica foi totalmente danificada e algumas salas chegaram a ser incendiadas. Em 2018, o Governo Municipal iniciou a reconstrução do espaço, levando em consideração os parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil.

“Nosso CMEI atenderá crianças em tempo integral, num ambiente favorável a prática pedagógica, com profissionais habilitados que compreendem a importância de um trabalho pedagógico e respeitam a condição das crianças, como pessoas em desenvolvimento”, afirmou a secretária de educação Maria Justina da Silva.

Vanderli Moreira

Natural da cidade de Maringá , Vanderli Bertacchini Moreira faleceu em 2018. Com a saúde já fragilizada devido ao mal de parkson, a professora de 64 anos deixou família e amigos vítima de uma parada cardíaca. Casada com Carlos Roberto Moreira, com quem teve quatro filhos: Luciana, Luciléia, Carlos Henrique e Maria Mélia, construiu uma bela história de vida pautada por 30 anos de serviço público voltado a educação, sendo que 23 deles foram em Foz do Iguaçu.

Com informações da AMN

Sair da versão mobile