Engenheiros, arquitetos e agrônomos participam de evento em foz

Os profissionais, que atuam com avaliações e perícias, se reúnem na quinta-feira, 8.

Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o 1° Seminário Sul-Americano de Engenharia de Avaliações, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE-PR) que reunirá mais de 150 engenheiros, arquitetos e agrônomos responsáveis por avaliações e perícias de engenharia em todo o Brasil. São profissionais que prestam serviço a empresas públicas e privadas, instituições financeiras, judiciário e têm papel fundamental para definição de valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica, além de serem imprescindíveis para a emissão de laudos de avaliação, vistorias e perícias, entre outras atribuições. O evento será na quinta-feira, 8, das 13h às 19h30, e na sexta-feira, 9, das 8h às 12h30, no Bourbon Hotel Foz do Iguaçu (Av. Costa e Silva, 154).

De acordo com o presidente do IBAPE-PR, engenheiro Luciano Ventura, o Brasil é referência mundial pelo detalhamento que há nas normas técnicas relacionadas às avaliações e perícias. “Tivemos uma atualização recente na principal norma adotada no país,” destaca Ventura, “por isso é importantíssimo reunir esses profissionais para aprimoramento”. Ele se refere à Norma NBR 14.653-Parte 1, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), documento de 19 páginas, dividido em sete partes: 1) Procedimentos Gerais; 2) Imóveis Urbanos; 3) Imóveis Rurais; 4) Empreendimentos; 5) Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral; 6) Recursos naturais e ambientais e 7) Patrimônios históricos.

Além de analisarem essa atualização, os participantes do seminário também debaterão questões relacionadas às Normas Internacionais IVS como referência para as avaliações na América do Sul; Avaliação Econômica; Técnicas Avançadas de Avaliações; Avaliação de Ativos Biológicos; Avaliação em Desapropriações e Servidões. Entre os palestrantes, há brasileiros e estrangeiros. “Em geral, atuamos de maneira silenciosa, mas em alguns casos de notoriedade nosso trabalho acaba se tornando público: são avaliações de patrimônio público, casos de estruturas prediais comprometidas, laudos após incêndios, desabamentos e situações similares,” exemplifica Luciano Ventura. As inscrições para o seminário poderão ser feitas até o primeiro dia do evento.

O IBAPE/PR

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE-PR), tem sede em Curitiba e foi fundado em 1978. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, formada por engenheiros das diversas modalidades, arquitetos e agrônomos que atuam nas áreas de avaliações e perícias de engenharia. O objetivo é difundir informações e avanços técnicos, defender interesses profissionais e morais da classe, promover cursos de formação básica e avançada e organizar seminários com finalidades de congraçamento, intercâmbio e reciclagem.

Assessoria

Sair da versão mobile