Criança brinca, mas não é brinquedo, diz Damares em lançamento de campanha em Foz do Iguaçu

A ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, participou em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (1) do lançamento da Campanha “Criança não é brinquedo”. A solenidade aconteceu no prédio da Alfândega da Receita Federal, onde foram repassados 20 toneladas de brinquedos apreendidos, avaliados em R$ 996,9 mil, além de cartilhas educativas que serão entregues a crianças do Norte e Nordeste.

O encontro contou com a presença do subsecretario da Receita Federal, João Paulo Fachada; do superintendente da Receita Federal, Luiz Bernardi; do delegado da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Paulo Bini; além do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff e o do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Damares disse que é preciso mudar a proteção à criança no Brasil, revisando e fortalecendo o que está sendo feito. “Claro que doar só brinquedo não é a solução para isso. Nós estamos dando um recado para o Brasil, que criança brinca, mas não é brinquedo, essa é a verdadeira missão dessa campanha. Chega de abusar de criança no Brasil, chega de descartar criança no Brasil”, disse.

A ministra salientou que o abuso infantil não acontece apenas nas áreas mais pobres do país, mas em todas as regiões. “Abuso não tem raça, idade ou classe social. Infelizmente nos últimos anos o abuso de crianças cresceu de uma forma assustadora”.

Segundo Damares, 80% dos casos de abusos sexual contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa e é preciso diferenciar o abuso da exploração. “Nós temos que conversar com a família, conversar com a sociedade e vamos ter que enfrentar isso com muita coragem”, ressaltou.

Sair da versão mobile