No senado, Álvaro Dias defende a reabertura da Estrada do Colono

Senador defende a reabertura do caminho que liga o oeste ao sudoeste cortando o Parque Nacional do Iguaçu. Para ele, estrada vai preservar o meio ambiente.

O Senador Álvaro Dias (PODE-PR) foi responsável por recolocar em discussão no Senado Federal o projeto de criação da Estrada-Parque no antigo traçado da Estrada do Colono, que liga Serranópolis do Iguaçu à Capanema. Em fevereiro desse ano, o senador paranaense conseguiu 27 assinaturas necessárias para o desarquivamento do Projeto de Lei Complementar 61/2013, de autoria do ex-deputado paranaense Assis do Couto, que altera a Lei 9.985/2000 e cria a Estrada-Parque Caminho do Colono, cruzando o Parque Nacional do Iguaçu.

Nesta semana o projeto teve parecer favorável do relator da Comissão de Serviços de Infraestrutura, senador Elmano Férrer (PODE-PI) agora o parecer segue agora para a votação na Comissão, que deve acontecer no mês de agosto.

Na manhã desta sexta-feira, 12, o Senador Álvaro Dias concedeu entrevista à rádio Cultura defendendo o projeto. Ele declarou que indicou o senador Elmano para a relatoria da Comissão, pedindo o parecer favorável, “a consultoria do Senado oferecia parecer contrário ao projeto e eu consegui do presidente da Comissão de Infraestrutura a designação do relator e então indiquei o Elmano Férrer, que é do meu partido, e ele atendeu o nosso pedido dando parecer favorável”, disse.

O senador afirmou que irá defender o projeto na próxima etapa, que é a votação na Comissão de Serviços e Infraestrutura, “vamos estar presente para defender o projeto, explicar, esclarecer, tirar dúvidas, evitar que o lobby de fundamentalistas do ‘ambientalismo’ possa colocar na cabeça algo contra o projeto”, destacou.

O senador acredita que a batalha mais difícil será na Comissão de Meio Ambiente, “mas nós estaremos lá para contribuir, para tentar convencer as pessoas que essa é uma estrada boa, não só para as pessoas do oeste e sudoeste do Paraná, mas também para o Parque Nacional do Iguaçu” defendeu ele. Ele diz que a estrada vai preservar o Meio Ambiente, “eu considero uma estrada preservacionista e não depredadora, uma estrada moderna que vai estimular a população a cuidar melhor ainda do Parque” argumentou.

Confira a entrevista completa:

Sair da versão mobile