“Esquadrão do frio” atende mais de 150 ligações no fim de semana em Foz

Secretaria de Assistência Social disponibilizou equipe extra para atender moradores de rua no fim de semana. Sensação térmica foi de -2° graus.

A prefeitura de Foz do Iguaçu intensificou o serviço de abordagem social durante o fim de semana para moradores de rua. O objetivo foi oferecer abrigo durante o frio rigoroso registrado na cidade. A sensação térmica foi de -2° graus. Para atender a demanda, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou uma equipe extra, além do telefone 0800 45 14 07, que ficou disponível 24h. Segundo o secretário Elias de Souza, foram registradas cerca de 150 ligações durante o fim de semana.

De acordo com o secretário, o atendimento é feito durante todo o ano, no entanto, devido à queda de temperatura foi necessário ampliar, “é um serviço que já existe, o que nós fizemos foi destacar uma equipe a mais para poder fazer o atendimento”, contou. Ele afirmou que 30 pessoas foram acolhidas, porém muitas não quiseram ir para o abrigo, entretanto foram atendidas no local.

“Tivemos atendimentos no próprio local e fizemos alguns encaminhamentos para as UPAs, mas entendemos que foi uma ação bem sucedida, que conseguiu oferecer proteção, acolhida, cuidados para essas pessoas durante essa onda de frio severa que vivenciamos nos últimos quatro dias” detalhou o secretário.

Os acolhimentos foram feitos de acordo com o perfil de cada pessoa atendida. “Tivemos mulheres que foram levadas para a casa de passagem 1, homens para a casa de passagem 2 e alguns migrantes para a casa de passagem 3” explicou Elias.

O centro de atendimento também recebeu ligações de outras cidades do país, que não sabiam que o número era restrito a Foz do Iguaçu. “Tivemos telefonemas de São Paulo, Santa Catarina do Rio Grande do Sul, ai fizemos uma nota de esclarecimento informando que esse número é exclusivo de Foz do Iguaçu” contou o secretário.

O telefone continua disponível para a população ligar. É necessário informar o local e as características da pessoa que precisa de ajuda. Quanto mais informações forem repassadas, mais fácil fica para a equipe de atendimento.

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

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