Paraguai irá expulsar presos brasileiros com processos pendentes no Brasil

Imagem: ABC Color

O ministro do Interior do Paraguai, Juan Ernesto Villamayor, anunciou que os brasileiros presos no país que tenham processos pendentes na justiça brasileira, serão entregues deportados já nos próximos dias.

A determinação acontece como reposta ao aumento da atuação dos grupos criminosos brasileiros no Paraguai, principalmente o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando vermelho (CV). Segundo o ministro, esses grupos liderados por brasileiros instruem paraguaios ao crime organizado.

Ministro do Interior (PY) Juan Ernesto Villamayor

A decisão pela extradição de qualquer brasileiro preso no Paraguai que responda a processo no Brasil, aconteceu após o motim na penitenciária de Tacumbú, na cidade de São Pedro, na fronteira com o estado do Mato Grosso do Sul (BR). No último final de semana uma guerra entre facções acabou em dez presos assassinados decapitados, queimados e a facadas, além de 20 feridos.

Embora a responsabilidade por esses presos seja do Ministério da Justiça do Paraguai, Villamayor pretende agilizar via Ministério do Interior os trâmites para a expulsão desses estrangeiros do território paraguaio.

“Vamos deportar todos que tenham contas pendentes no Brasil”, disse o ministro, informando que as expulsões devem acontecer ainda neste mês de junho.

Sair da versão mobile