Ambulantes têm mercadorias apreendidas em semáforos de Foz

Mesmo com alvará, presença de ambulantes em semáforos é proibida. Cerca de oito vendedores tiveram mercadorias apreendias pela Secretaria da Fazenda.

A secretaria da Fazenda realizou uma operação para combater a presença de ambulantes ilegais nos semáforos de Foz do Iguaçu. Cerca de oito ambulantes tiveram mercadorias apreendidas, principalmente alimentos como milho e morango. A ação contou com a presença de fiscais da Secretaria da Fazenda, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Segundo o diretor de fiscalização da Secretaria da Fazenda, Newton Zamboto, antes da operação que apreendeu as mercadorias, foi realizada uma ação de orientação aos ambulantes, explicando o processo para a regulamentação. “A ação aconteceu após reclamação de motoristas, que não aceitam a forma de abordagem dos ambulantes” explicou Zamboto.

Zamboto destaca que há uma regulamentação Federal que proíbe a venda de qualquer produto no semáforo. “Existe a regulamentação, devido ao trânsito, que ali eles não podem vender seus produtos” afirma. Ele diz que a próxima etapa da operação deve focar em vendedores de livros na Avenida Brasil. “Já fizemos orientação na Avenida Brasil, e tomaremos medidas mais drásticas nos próximos dias” afirmou.

O ambulante Anderson Ferreira França, que trabalha no semáforo do cruzamento das Avenidas Paraná e Venezuela, disse que foram avisados que é proibido trabalhar no semáforo, mas cobra que a lei seja alterada. “A gente na verdade procura trabalhar honestamente, pra isso a gente precisa que alguém público, seja vereador, prefeito, deputado, que comecem a rever as leis, pra que nós possamos ter uma vida digna, Foz do Iguaçu está cada dia decaindo, a Ponte está cada vez pior, Paraguai está cada vez pior” desabafou.

Anderson tem alvará para trabalhar como ambulante, no entanto, a proibição da presença de ambulantes e artistas em semáforos é uma regulamentação Federal, que deve ser cumprida. “A gente não obriga ninguém comprar, a gente não fica batendo no vidro, a gente gostaria que se houver uma brecha dentro da lei, para que se regulamentasse por uma lei municipal, seria interessante que eles começasse analisar esse lado” cobrou Anderson.

No fim da tarde desta terça-feira, 18, o prefeito Chico Brasileiro criticou a ação dos fiscais.

Sair da versão mobile