Cerca de 8 mil estudantes brasileiros em Cidade do Leste não estão registrados no Departamento de Migrações

O Departamento de Migrações do Paraguai acredita que oito mil brasileiros que estudam em universidades de Cidade do Leste estejam no país de forma irregular. Para isso, o governo realiza mais uma edição do mutirão migratório, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de junho, na sede do governo de Departamento de Alto Paraná.

Raúl Vega, agente do Departamento de Migrações, informou que muitos deste estudantes já conseguiram a documentação, mas não atualizaram o registro migratório.

Vega ressalta que existe um projeto para notificar as faculdades que aceitam estrangeiros que não iniciaram o processo de regularização no país. “Algumas universidades dão um prazo de 90 dias aos alunos para entregar a documentação, mas isso é errado”m, disse.

A falta de registro dos estudantes brasileiros, a maioria do curso de medicina, impede que o governo paraguaio tenha informações sobre esses estrangeiros, como antecedentes criminais e estado de saúde. Vega salienta que um dos requisitos para conseguir o documento migratório é o certificado médico expedito pelo Ministério da Saúde Pública e Bem Estar Social do Paraguai.

Sair da versão mobile