Dos 154 funcionários da Gato Branco, 130 poderão ser recontratados pelo Consórcio Sorriso

A prefeitura prorrogou até quarta-feira (5) a intervenção no sistema de transporte coletivo de Foz do Iguaçu. Com a finalização, a empresa Gato Branco deixa o Consórcio Sorriso e entram em funcionamento os novos ônibus das empresas Vale do Iguaçu e Cidade Verde, inclusive os 15 veículos com ar-condicionado.

Com a saída da Gato Branco, 154 funcionários serão demitidos. O diretor superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Fernando Maraninche, disse que o Foztrans trabalha para que o máximo de funcionários sejam incorporados as demais empresas que compõe o Consórcio Sorriso, que administra o transporte coletivo urbano da cidade.

Dos 154 funcionários da empresa excluída, 130 poderão ser recontratados pelas empresas Vale do Iguaçu e Cidade Verde. “A empresa que vai receber esses funcionários não precisa de mais uma telefonista, mais um porteiro, mais um mecânico ou mais um lavador. Então, existe o risco, mas estamos trabalhando para que esse risco diminua”, disse Maraniche sobre possíveis demissões.

Sobre a prorrogação na intervenção por mais uma semana, Maraninche informou que foi necessário para garantir o salário desse último mês trabalhado. Quanto as rescisões, funcionários e a empresa continuam negociando. “Tem trabalhadores que querem receber a vista e outros que aceitam receber em 10 ou 12 meses. Esse é um impasse que se formou”, disse.

O Foztrans afirma que a saída de uma das empresas do Consórcio não será sentida pelo usuários do transporte coletivo, sendo que não haverá diminuição no número de ônibus, paradas ou aumento de tarifa.

Assista a entrevista completa no Jornal da Cultua:

Sair da versão mobile