Tablete orgânico será usado no combate a dengue em São Miguel do Iguaçu

Fonte: Costa Oeste News

Nesta semana São Miguel do Iguaçu foi mais um dos municípios da região a decretar epidemia de dengue, ao confirmar 97 casos da doença. Para combate imediato ao Aedes Aegypti várias ações serão desenvolvidas no município, entre elas, a adoção de um “Projeto Piloto” com a utilização do DengueTech, um tablete feito com uma bactéria que ao ser dissolvido em água se torna nocivo aos ovos e larvas do mosquito depositados no líquido.

De acordo com o cecretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Klajn, São Miguel será o primeiro município do Paraná a utilizar o produto que já é usado em outros estados brasileiros. Segundo ele, Itaipulândia e Foz do Iguaçu também já demonstraram interesse nesse novo método de combate ao vetor. Além do DengueTech, mutirões de limpeza e monitoramento de calhas com uso de drones, estão entre as ações a serem realizadas em São Miguel.

Quanto ao fumacê, tradicionalmente utilizado em casos de epidemia, Klajn lembrou que a recomendação do Ministério da Saúde é de não utilizá-lo e, mesmo assim, não tem prazo para aquisição dos produtos por parte do Estado.

Em relação a dengue, mais três mortes causadas pela doença foram confirmadas nesta semana no Paraná, sendo elas: em Foz do Iguaçu, Ibiporã e em Loanda. No total são 16 óbitos no Estado. Os anteriores aconteceram em Cascavel, Maringá e Londrina.

O Paraná soma 60.393 notificações de dengue, sendo que 44 municípios estão em epidemia e 40 em alerta. Os casos confirmados da doença chegam a 9.976.

Sair da versão mobile