Foz do Iguaçu registra primeiro óbito causado pela dengue em 2019

A vítima foi uma mulher de 69 anos, com quadro de cardiopatia e asma. Já passam de 800 casos confirmados no município

Foi confirmado o primeiro óbito causado pela dengue em Foz do Iguaçu. A vítima foi uma mulher de 69 anos, com quadro de cardiopatia e asma. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 28, pela Secretaria estadual de saúde (SESA).

Foz do Iguaçu é o segundo município do Paraná com maior número de casos confirmados da doença, chegando a 812 confirmações, sendo 719 autóctones, ou seja, contraídos na cidade. Outros 83 casos são importados de outros lugares. Segundo a enfermeira Mara Rípoli, Foz tem cerca de 6 mil notificações ainda sem confirmação. Londrina é o município com maior número de casos confirmados, cerca de 1200 casos.

No Paraná os casos confirmados da doença chegam a 9.976. São 1.818 a mais que na semana anterior, que havia apresentado 8.158 casos. A grande maioria é de casos autóctones – mais de 9 mil casos aconteceram nas cidades de origem das pessoas infectadas.

No estado já morreram 16 pessoas. Além de Foz do Iguaçu, morreram pessoas pela dengue em Loanda, Ibiporã, Cascavel, Maringá e Londrina. 44 municípios estão em epidemia e 40 em alerta.

No oeste do Paraná, São Miguel do Iguaçu declarou nesta terça-feira que vive epidemia de dengue, com 97 casos confirmados da doença.

ORIENTAÇÃO – A Secretaria da Saúde alerta para que a população siga as recomendações de manter os quintais limpos e eliminar os focos com água parada. “O mosquito transmissor se instala em locais que acumulam lixo e água. Nossa orientação é que a população colabore com esta limpeza, só assim poderemos acabar com a dengue, zika e chikunguya”, alerta Ivana Belmonte, da Divisão de Vigilância Ambiental da SESA.

A Secretaria da Saúde informou que segue apoiando os municípios nas ações de rotina visando diminuir a transmissão de casos.

Sair da versão mobile