Foz do Iguaçu tem quatro mortes por gripe H1N1 este ano

Mais duas pessoas morreram em Foz do Iguaçu em decorrência do vírus da gripe H1N1. Os casos registrados na última semana tem características semelhantes, idosos já doentes que não se vacinaram e adquiriram a gripe. “Doenças concomitantes, que são intensificadas quando o indivíduo pega a gripe”, informou o coordenador da Vigilância Epidemiológica do Município, enfermeiro Roberto Doldan.

Estes casos se somam a outros dois registrados na cidade. O primeiro óbito foi registrado em 30 de março e o segundo, 8 de abril. Os pacientes; um homem de 92 anos e uma mulher de 39,apresentaram comorbidades (outras doenças). Ela com doença neurológica crônica, e ele, doenças cardiovascular e renal crônicas.

As equipes de saúde alertam para a vacinação de crianças, gestantes e trabalhadores da saúde, que não alcançaram a meta. A vacinação desses grupos está entre 50% e 61%.

A cobertura desejada ainda está baixa de acordo com o setor de imunizações e isso preocupa as autoridades sanitárias. “Esse mês tivemos a confirmação de duas mortes por influenza na cidade, o que nos coloca em alerta na prevenção”, disse a responsável pelo setor de imunização, Adriana Izuka.

Em 2018, foram 11 mortes por influenza registradas no município, e mais de 100 no Paraná. Este ano já foram registrados 10 casos de influenza com circulação do H1N1, H3N2 e B.

Sair da versão mobile