Golpe do WhatsApp faz mais vítimas em Santa Helena. Entenda como se prevenir

Várias pessoas já foram vítimas na região e centenas de tentativas da ação já foram registradas. Em Foz do Iguaçu a vereadora Rosane Bonho foi vítima do golpe.

Nos últimos dias houve um crescimento expressivo no conhecido “Golpe do WhatsApp”, o qual tem atingido centenas de usuários do aplicativo.

O Golpe

Golpistas roubam a linha de celular, entram em aplicativos de trocas de mensagens, se passam pelas vítimas e enviam mensagens aos amigos que estão na lista de contatos para pedir dinheiro.

Com a ajuda da própria vítima, a qual inicialmente divulga seu contato em algum site de produtos de comércio eletrônico. Na sequência, o golpista envia uma mensagem para o whatsapp da vítima comunicando ser da empresa de comércio eletrônico e solicitando uma atualização cadastral, inclusive requerendo um código de atualização repassado por SMS, para o celular da vítima.

Na região

Várias pessoas já foram vítimas na região e centenas de tentativas da ação já foram registradas.

O delegado de Polícia Civil de Santa Helena, Geraldo Evangelista, conversou com a redação da Costa Oeste FM e detalhou como se deu o golpe em uma vítima do munícipio. Ele também orienta sobre os procedimentos cabíveis.

Como se prevenir

A orientação da Polícia Civil é evitar ao máximo realizar a confirmação de dados pessoais por telefone, e saiba que empresas, principalmente estas de sites de produtos e comércio eletrônico não entrarão em contato via aplicativo whatsapp para a confirmação de dados cadastrais, principalmente solicitando códigos de segurança enviados por SMS. Na dúvida, opte por não realizara tal confirmação até possuir maiores informações sobre a transação.

Verificação em duas etapas

Uma outra forma de se prevenir e não ter seu WhatsApp clonado é utilizar uma ferramenta disponível do próprio aplicativo: a Verificação em Duas Etapas.

A Verificação em duas etapas é um recurso opcional para adicionar ainda mais segurança à sua conta. Ao ativar a verificação em duas etapas, qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no WhatsApp terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado por você através deste recurso.

Passo-a-passo para ativar a verificação em duas etapas

  1. Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”;
  2. Escolha o item “Conta”;
  3. Selecione “Verificação em duas etapas”;
  4. Clique em “Ativar”.

Confira abaixo o vídeo explicativo de como acionar o recurso.

Fonte: Rede Costa Oeste de Comunicação

Sair da versão mobile