Mutirão retira 49 toneladas de lixo em quatro bairros de Foz

Fonte: AMN

Com 180 casos confirmados de dengue nos primeiros três meses de 2019, medidas emergenciais foram anunciadas na última semana pelo prefeito Chico Brasileiro. A primeira delas aconteceu no sábado (6), com a realização do Mutirão Todos Contra a Dengue. A força-tarefa foi formada por mais de 450 servidores de pelo menos cinco secretarias, Patronato e apoio do Exército Brasileiro que percorreram as quatro regiões com indicadores mais elevados, conforme resultado do último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti). O demonstrativo apontou um IIP de 5,4%. Em algumas regiões chegando a 15,7%.

No sábado, os grupos percorreram as principais localidades dos bairros Panorama (Jardim São Paulo, Três Pinheiros e São Luiz), Portal, Morumbi e Três Lagoas. Mais de 5 mil sacos de lixo foram distribuídos aos moradores e 49,4 toneladas de materiais foram recolhidos de ruas, áreas verdes e casas. Eles foram encaminhados ao aterro sanitário. Com apoio de máquinas e caminhões, vários pontos de descarte foram limpos, além da limpeza de bueiros e manilhas com o auxílio do hidrojato.

“Entregamos os sacos de lixos e orientamos a população, esperando que a pessoas participem desta campanha, descartando o lixo doméstico seco, não orgânico, que pode acumular água e servir de criadouro para o mosquito, desde embalagens plásticas, latas entre outros. A participação popular será fundamental para lograrmos sucesso nesta batalha contra o mosquito”, disse Jean Rios, coordenador do Comitê de Combate à Dengue.

Dificuldades

Os agentes estiveram em 5.500 casas durante o mutirão. Em 1.330 não conseguiram concluir a visita devido à ausência dos donos. No Jardim São Paulo, em 20% dos imóveis foram encontrados focos do mosquito. Em números gerais, nos quatro bairros, 6,5% das casas foram encontradas larvas do mosquito da dengue. Apesar do sucesso do mutirão, hoje pela manhã equipes da fiscalização percorreram pontos críticos nos bairros para verificar a situação, e constataram novos descartes irregulares de lixo.

O próximo passo, segundo Rios, será o reforço à fiscalização nesses locais já limpos, e multa às pessoas que forem flagradas descartando lixo. “Reforçando que o aterro sanitário, recebe gratuitamente esses materiais”, comentou.

Além disso, outra ação paralela ao mutirão incluiu a busca ativa de pessoas sintomáticas e encaminhamento às unidades de saúde mais próxima.

Sair da versão mobile