O deputado federal Nelsi Coguetto Maria, Vermelho (PSD), protocolou na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 984/2019, criando a categoria de unidade de conservação denominada estrada-parque e instituindo a Estrada-Parque Caminho do Colono. O projeto altera a lei 9985, de 20 de julho de 2000, instituindo o sistema nacional de unidades de conservação da natureza.
“Este projeto vai muito além da resolução de um problema de logística no Estado do Paraná, uma vez que corrige essa injustiça histórica – que foi o fechamento da Estrada do Colono – e atende ao clamor social de décadas do povo paranaense, resgatando a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, justificou.
O deputado recorda que o fechamento da estrada prejudicou milhares de famílias que se viram isoladas, longe dos filhos, irmãos, pais e amigos de longa data que vivem do outro lado do parque. “Eram pessoas que frequentavam as mesmas igrejas, escolas, discutiam os problemas, promoviam festas regionais com música, folclore, bom churrasco e chimarrão. O fechamento da estrada cortou sobremaneira esse convívio social”.
Vermelho entende que o poder público não pode criar políticas que venham restringir o uso equilibrado e consciente do meio ambiente, dificultando a integração do Parque Nacional do Iguaçu com a região. “Quem é contra a abertura da Estrada do Colono não reconhece a realidade local e, sobretudo, despreza as demandas do povo paranaense”, argumenta.
“A abertura da estrada contribuirá com a preservação da fauna e da flora dessa unidade de conservação, elevando, inclusive, o nível de consciência da população. Haverá uma compreensão positiva da população acerca do Parque Nacional do Iguaçu, uma vez que um meio ambiente equilibrado serve a todos, mas uma unidade de conservação isolada não cria benefícios à população, tampouco aumenta a compreensão de sua importância”.
Em sua justificativa, Vermelho destaca que a Estrada do Colono será incluída na rota do turismo internacional, gerando também dividendos para a região. “O povo pugna por sua reabertura, na certeza de que o desenvolvimento sustentado e organizado voltará àqueles municípios, sob a perspectiva de uma oportunidade vibrante para o turismo e também para a agricultura em benefício de coletividade”.
Projeto antigo
Vermelho citou a existência do projeto 7.123/2010 de autoria do ex-deputado Assis do Couto, que estava arquivado no Senado. O projeto também buscava a criação da estrada-parque. “Era um projeto muito complexo, de difícil aplicabilidade das normas almejadas. Nosso projeto é simples e prático. Na sequência faremos as especificações técnicas e ambientais que poderão constar do projeto de construção da obra”, acrescenta Vermelho.
Foz do Iguaçu
A maior parte dos turistas provenientes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que desejam visitar as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional ou mesmo fazer compras no Paraguai, passam pela Argentina, (entrando por Barracão e Santo Antonio do Sudoeste) para encurtar o caminho.
O deputado diz que isso chega a ser um contrassenso, porque os cidadãos brasileiros são forçados a ingressar em território estrangeiro, submetendo-se a leis e regras da nação vizinha, simplesmente para ter um caminho mais curto para conhecer atrações turísticas brasileiras.
Com a proposta de Vermelho, de criação da estrada-parque, o caminho do Sul do país até Foz do Iguaçu ficará bem mais curto. O comércio da tríplice fronteira terá maior movimento e a geração de empregos será uma consequência natural.
Assessoria