Defesa Civil condena Conjunto Duque de Caxias por risco de desabamento

A Defesa Civil de Foz do Iguaçu decidiu interditar o Conjunto Habitacional Duque de Caxias, no Bairro Morumbi. O condomínio de 136 unidades apartamentos foi entregue pelo Fozhabita, com financiamento pela Caixa Econômica Federal.

Desde a entrega da obra, os moradores reclamam de rachaduras nas paredes dos prédios. O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Monteiro Guimarães, informou que a construtora responsável pela obra já havia sido informada dos problemas. “Acionava a empresa, que ia lá e fazia uma maquiagem”, disse.

“Este ano, a Caixa contratou uma empresa técnica para fazer um laudo, e verificou que aqueles blocos poderiam cair a qualquer momento. A Caxa acionou a Defesa Civil, que verificou a situação, e com base no laudo resolveu interditar o condomínio.”, explicou Guimarães.

A Defesa Civil deu um prazo de cinco dias para a Caixa evacuar o conjunto. Com prazo de prorrogação de mais cinco dias. “O morador que não quiser sair será pedido um mando judicial de reintegração de posse”. Para isso, a Caixa irá pagar um aluguel para as famílias.

Caixa Econômica Federal se manifestou sobre o problema em nota:

Em relação ao Residencial Duque de Caxias, a CAIXA informa que cumprirá as determinações previstas pela regulamentação do Programa em relação aos mutuários, em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e com os órgãos de Segurança Pública. A CAIXA ressalta ainda que está em contato contínuo com as famílias titulares das unidades para esclarecimento e orientação quanto aos procedimentos que serão adotados dentro do prazos estabelecidos. O banco informa também que serão tomadas medidas legais em relação à construtora responsável pelo empreendimento.

Sair da versão mobile