PTI e Nissan firmam parceria em prol da mobilidade elétrica sustentável

A fabricação dos carros brasileiros passa por um processo de mudança, com base na preservação do meio ambiente e diminuição do índice de acidentes, destacou o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silvana, durante a solenidade de assinatura de um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O acordo, firmado na sexta-feira (8), prevê uma série de iniciativas voltadas a soluções de mobilidade elétrica no país.

O primeiro projeto a ser explorado pelo PTI, por meio do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), em parceria com a Nissan, envolve o desenvolvimento de carregadores bidirecionais destinados a veículos elétricos. O sistema bidirecional permite que o veículo elétrico não apenas receba carga, mas também opere como fonte de energia. A iniciativa teve início em 2017 e tem previsão de duração de 48 meses.

A parceria firmada pelas instituições visa a produção local desse tipo de carregador, cuja tecnologia pode oferecer uma solução para o compartilhamento de energia entre o veículo e a casa do consumidor, além de edifícios comerciais e a rede elétrica, explicou o presidente da Nissan.

De acordo com o gerente do Itai, Rodrigo Bueno Otto, os pesquisadores utilizarão dois Nissan LEAF para estudar também o impacto desses carregamentos na rede elétrica. Os estudos buscam o desenvolvimento de uma estação de carregamento veicular capaz de gerenciar o fluxo de energia através da carga e descarga dos dispositivos conectados.

Para o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso, o acordo representa uma extensão positiva do Parque com a indústria nacional. “Estamos colocando a nossa expertise à disposição do setor para garantir uma produção mais eficaz e eficiente. Por meio de um intercâmbio de projetos, o PTI promove um sentido prático às suas ações”, ressaltou o diretor.

Assessoria PTI

Sair da versão mobile