Cidade do Leste deverá ter nova eleição em 90 dias

A Câmara dos Deputados do Paraguai cassou na tarde de quinta-feira (8) o mandato da prefeita Sandra Zacarias McLeod e exigiu que a Junta Municipal de Vereadores e o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) convoque novas eleições municipais em um prazo de 90 dias.

Os deputados também decidiram que a designação do vereador Celso “Kelembu” Miranda como prefeito interino é ilegal e que a Junta Municipal deve regularizar a situação, sob ameaça de designar um novo interventor à cidade.

Caso a determinação não seja cumprida, o deputado Antonio Buzarquis (PLRA), presidente da Comissão Permanente do Congresso, poderá convocar uma sessão na Câmara dos Deputados, onde a Junta Municipal poderá ser declarada “acéfala” e um administrador interino assume até a realização de eleições suplementares.

Sandra Zacarias foi afastada da prefeitura de Cidade do Leste em dezembro do ano passado, quando o presidente da República, Mario Abdo Benitez, designou a ex-juíza Carolina Llanes, como interventora. A intervenção terminou no último sábado (2), resultando em 15 denúncias de corrupção contra Sandra Zacarias e mais oito agentes públicos.

Milhares de pessoas permaneceram nas ruas até a decisão final dos deputados. Os manifestantes começaram a se reunir às 5h de quinta-feira, na rótula em frente a loja Monalisa, à 200 metros de Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com Foz do Iguaçu (BR). A população também pedia que “Kelembu” deixasse o comando da prefeitura.

O protesto apoiado por empresários, estudantes, trabalhadores e opositores, trancou as ruas do centro de Cidade do Leste durante todo o dia. O comércio da cidade permaneceu fechado e o trânsito entre Paraguai e Brasil foi interrompido. Turistas brasileiros que não sabiam das manifestações tentaram atravessar a fronteira, mas foram orientados a retornar ainda na aduana brasileira.

Sair da versão mobile