Terceira etapa da Coleta Seletiva será lançada em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (COAAFI) lançam nesta quarta-feira (06) às 9 horas, a terceira etapa do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Recicláveis, na praça central do bairro Três Lagoas (em frente à Escola Municipal João da Costa Viana).

O evento, que é aberto à comunidade, marca a ampliação e o fortalecimento do programa de coleta seletiva no município, lançado em junho de 2018 no bairro Itaipu C (Vila C) e na sequencia nos bairros Porto Belo e Cidade Nova.

Nesta terceira fase, a meta é atender 40 loteamentos do bairro Três Lagoas, cerca de 29 mil moradores, com a coleta seletiva no modelo porta a porta e de forma mecanizada (com utilização de caminhões específicos para coleta de resíduos recicláveis).

Os catadores cooperados da COAAFI realizam visitas às residências, entregam uma sacola para o armazenamento dos resíduos recicláveis e um folheto com instruções de como participar e qual o dia em que a coleta seletiva passa naquela região.

Números
Mais de 37 mil moradores dos bairros Itaipu C, Porto Belo e Cidade Nova já são atendidos pelo programa de coleta seletiva. Nos sete primeiros meses de implantação do programa foram coletados 141 toneladas de recicláveis, materiais que deixaram de ir para o aterro sanitário e seguiram para a cadeia da reciclagem.

A próxima região a ser atendida será o Bairro Morumbi (antigo São Francisco), neste sentido o governo municipal promove gradativamente e de forma ordenada a gestão adequada dos resíduos, a geração de renda aos 82 catadores cadastrados no programa e o incentivo ao consumo consciente entre os moradores.

O Programa de Gestão Integrada de Resíduos Recicláveis tem interface ao Programa Cidade Sustentável ao promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico;
ODS 10 – Redução das Desigualdades;
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis;
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

AMN

Sair da versão mobile