Vacinação na área rural será antecipada

As ações iniciam nesta quarta e quinta, quando agentes de endemias e equipe de vacinadores imunizarão moradores do Alto da Boa Vista e Vila Bananal

O Dia D de vacinação contra a febre amarela, neste sábado, 2, ganha reforço a partir desta quarta-feira quando agentes de endemias visitam a área rural da cidade. A agenda de vacinação prevê visitas nesta quarta-feira ao Alto da Boa Vista, e quinta-feira na Vila Bananal. Juntas, as localidades abrigam mais de 250 famílias.
A aplicação das doses em moradores da zona rural é prioritária por ser área de maior risco para a doença. A vacina está indicada para todos, principalmente para quem não está imunizado e se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente.
A vacinação acontece de casa em casa na área rural por agentes de endemias e  equipe de vacinadores da Vigilância Epidemiológica para verificação da situação vacinal e aplicação da vacina. Para chamar a atenção das comunidades, no dia anterior à vacinação, um carro de som deve percorrer o bairro, avisando sobre a ação. As outras localidades serão divulgadas na próxima semana, para que toda a área rural do município seja coberta.
Ações
Outra ação será a realização do chamado inquérito vacinal nas áreas de cobertura de agentes comunitários de saúde. Os ACS vão visitar os domicílios e solicitar os comprovantes vacinais de todos os moradores. “Esse inquérito vai permitir que conheçamos a real cobertura vacinal da febre amarela no município”, disse a responsável do programa de imunização do município, Adriana Izuka.
 
A orientação é de que os moradores tenham em mãos a carteirinha ou comprovante de vacina. Quem não estiver vacinado será orientado a procurar a unidade de saúde para atualização das vacinas. “As doses registradas no cartão de vacinação serão cadastradas no sistema de informação de vacinação para que possamos levantar a cobertura vacinal no município”, confirmou.
 
O inquérito vacinal também acontece nas áreas sem cobertura de agentes comunitários de saúde.
Em paralelo a essas ações a Vigilância Epidemiológica se reúne nesta quarta-feira,30 com equipes de gestores e técnicos da área da saúde para definir o fluxograma de atendimento de casos suspeitos de febre amarela no município. Além disso está programando uma Capacitação para Manejo Clínico da Febre Amarela voltada aos profissionais de saúde das redes pública e privada previsto para acontecer entre os meses de fevereiro e março.
Assessoria
Sair da versão mobile